TIPO DE MATERIAIS

TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADO NA CONFECÇÃO DE PIPAS

Conheça os principais materiais empregados na confecção das pipas, itens comentados para que você tenha o maior número de informações possíveis.

1 – Linha

A melhor linha para confeccionar e empinar uma pipa é a 10 (olho) de algodão. No caso de pipas grandes, é recomendável os cordonês números 0.00.000 ou 0000 (urso).

2 – Cola

Seja qual for o tipo de pipa a ser confeccionada, a melhor cola é a branca, à base de PVA. O importante é usar cola na medida certa, nem mais, nem menos, para não prejudicar o vôo e o visual.

3 – Varetas

Japonesas: vareta de madeira não muito resistente, indicada na confecção de pipas pequenas e planas, que não exijam envergação muito acentuada.

Vareta de pinho milimetradas: são encontradas em casas de aeromodelismo, desde a espessura de 1 mm até 20 mm. é muito usada na confecção de pipas estruturadas planas e não aceita envergação acentuada.
Observação: encontram-se varetas redondas e quadradas.

Bambu: é o melhor dos materiais para a confecção de pipas de qualquer tipo. aceita todo o tipo de envergação, com a ajuda de uma vela. Pode-se moldá-la de várias formas. Para se ter este tipo de material, deve-se colher o bambu com muitos galhos, pois se tratam de bambus maduros (sem galhos, sem brotos).
Por maior que seja seu tamanho, os brotos não possuem uma secagem uniforme e não são muito flexíveis.

4 – Papéis

Papel de seda: é o mais usado, mas deve-se tomar cuidado por ser bastante frágil. O importante é não abusar da cola, pois corre-se o risco de rasuras e muitas manchas. Não é recomendável para a confecção de pipas grandes, pois, certamente, não resistirá à pressão do vento. É o tipo de papel que aceita colagem na sua decoração.

Papel impermeável ou manteiga: é um papel mais pesado e resistente, não tendo riscos de manchas ou rasuras na sua colagem. é indicado para pipas médias. aceita pintura, colagem e outras técnicas de decoração.

Papel crepom: é um papel resistente que poderá ser usado na confecção de pipas e caudas. Aceita colagem na sua decoração.

Papel espelho: um papel de boa resistência e coloração muito bonita, amplamente usado para se fazer dobraduras, mas também um ótimo papel para se confeccionar pipas grandes.
Dica: Pode-se confeccionar uma pipa com papel espelho usando na decoração “dobraduras” do mesmo papel.

5 – Plásticos

É um material muito empregado na confecção de pipas desmontáveis, tipo kit. Como não existe cola específica para se colar este tipo de material, deve-se proceder de duas maneiras.

a – Artesanalmente:
Usar fita adesiva para sua aderência seguindo duas regras práticas: esticar o plástico antes de aplicar a fita adesiva e, ao retirar a fita do rolo, não se deve aplicar imediatamente. O ideal é esperar alguns segundos para que ela volte ao normal, evitando algumas rugas indesejáveis.

b – Profissionalmente:
Usar a máquina de solda.
No caso do plástico, não é indicado o uso de tesoura, pois, certamente, não se obterá um corte perfeito, prejudicando o acabamento da pipa. O ideal é o uso de estilete.

6 – Náilon ou tecidos de qualquer natureza

Com este tipo de material, com certeza você precisará da destreza de um bom pipeiro, aliado ao apuro de um alfaiate ou costureira, para efetuar o corte correto no tecido; deverá saber utilizar bem a máquina de costura. Esses são dois conselhos que fatalmente terão de ser seguidos, pois aí estará o segredo para o bom funcionamento de sua pipa.

Normalmente, quando realizamos pipas em náilon ou em qualquer tecido, pensamos com certeza em pipas maiores e desmontáveis e com durabilidade bem elevada se comparada às pipas comuns.


VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL

e fique por dentro de nossas promoções