MONTE SUA PIPA

ARRAIA

Material:

– Papel de seda colorido
– 2 varetas de bambu ou japonesa com 50 cm de comprimento e 3 mm de espessura.
– Tesoura
– Cola
– Linha 10 Corrente, para empinar.

arraia001b

arraia001a

arraia002a

 

01 – A folha de papel de seda tem um tamanho padrão. Mas você não vai precisar da folha inteira, por isso, corte-a ao meio. Dessa metade da folha, corte um quadrado (que vai ser o corpo da arraia). Note que vai sobrar um pedaço. Corte esse pedaço de modo que fiquem duas tiras. Você vai usar essas tiras para fazer as barbatanas. Você pode usar as tiras de papel da mesma folha ou cortar as tiras de um papel de cor diferente. Quanto às varetas, note que elas devem ter uma medida de três dedos a mais que a diagonal do quadrado de papel de seda.

02 – Junte as duas tiras e dobre-as ao meio, como você vê abaixo. Essa dobra serve para agilizar na hora de fazer os cortes. (veja figura 3 ).

arraia002c

arraia002d

arraia002h

03 – Faça cortes retos e paralelos entre si. Cada corte deve ter aproximadamente 1 cm. No final, as tiras de papel vão ficar como na foto ao lado.

arraia0001

arraia0001_b

04 – Lembre-se daquele quadrado do passo 1? Agora é a hora de você usá-lo. Cole as barbatanas, uma de cada lado da extremidade inferior da arraia.

arraia2

05 – Passe cola na primeira vareta.

arraia003c

arraia003d

06 – Fixe essa vareta na diagonal do papel, de um extremo ao outro. Como a vareta é maior que essa diagonal, vai sobrar um pedaço dela para fora, na parte de baixo.

arraia003e

07 – A outra vareta vai ser posicionada na outra diagonal da arraia, só que formando um arco. Para fixar a vareta na posição, prenda uma linha numa ponta da vareta e envergue para que ela se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal (isso é possível porque a vareta é maior que a diagonal do papel, está lembrado?). Passe cola na vareta…

arraia004a

08 – … e fixe-a no corpo da arraia, como você vê na foto ao lado.

arraia004b

09 – Agora vamos, com muito cuidado, fazer o estirante. Faça dois pequenos furos no ponto onde as varetas se cruzam, como mostra a foto. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas, depois faça um nó. Importante: o nó deve ser dado na parte da frente da arraia (o lado oposto das varetas), que é onde vai ficar o estirante.

arraia0003

arraia0003_b

arraia0004

arraia004_B

10 – Estique a linha até chegar a um ponto que esteja a quatro dedos de distância da vareta envergada. Depois, prossiga esticando a mesma linha até chegar na ponta da vareta da parte de baixo da pipa (siga a orientação da linha tracejada mostrada na foto). Está feito o cabresto. A linha para empinar deve ser amarrada na extremidade do ângulo feito pela linha. Envergue um pouco mais a vareta horizontal sem deslocar do papel.

arraia000005_b

arraia000005

11 – Faça as rabiolas (da maneira como como você aprendeu anteriormente) e cole na extremidade inferior da arraia (foto abaixo).

arraia006a

arraia006b

Dicas:
1 – Para se conseguir um quadrado exato da folha de papel, é necessário juntar as extremidades superiores esquerda à lateral direita, formando um triângulo.
Em seguida, cortar o papel e guardar o restante para a confecção das barbatanas que servirão para decorar e estabilizar o vôo da pipa.


VISITE NOSSA LOJA VIRTUAL

e fique por dentro de nossas promoções